domingo, 22 de novembro de 2009

Influencias da Lua e das Marés nas pescarias

Muito se fala sobre a influência da lua e das marés na produtividade da prática da pesca. São realmente fortes influências, que tentaremos explicar com simplicidade e clareza para aqueles que não sabem como estes elementos interferem na pesca. São conhecimentos imprescindíveis para qualquer pescador esportivo.
Qual a influência na pescaAlgumas espécies de peixes do mar costumam adentrar nos rios e canais do litoral para se alimentarem, nas enchentes das marés, que possuem ciclos repetitivos de aproximadamente 6 horas. Da Baixa-mar, quando a maré atinge seu ponto mais baixo, até atingir a Preamar, seu ponto mais alto, há um intervalo de tempo de 6 horas. Tanto na Baixa-mar como na Preamar, o nível da água permanece estagnado por aproximadamente 30 minutos.
A lua e as marésO movimento da marés tem causa nas atrações gravitacionais existentes entre a Terra, a Lua e o Sol. O posicionamento da Lua e do Sol em relação à Terra determinam como se comportam os níveis do mar, e conseqüentemente dos rios e canais litorâneos. Por isso, temos as marés grandes e pequenas, ou comumente chamadas de marés vivas e mortas.
Além disto, alguns termos tem de ser de familiaridade do pescador, para que ele possa saber como usá-los e empregá-los:
Preamar:Nível máximo de uma maré cheia.
Baixa-mar:Nível mínimo de uma maré vazante.
Estofo:Também conhecido como reponto de maré, ocorre entre marés, período em que não ocorre qualquer alteração na altura de nível.
Sizígia:Maré de grande altitude.
Quadratura:O sol e a lua formam ângulo de 90º graus em relação a Terra.
Maré é o fenômeno causado pelas atrações simultâneas do Sol e Lua sobre as águas do globo: pelo fato do nosso astro mais próximo ser a Lua, é claro que ele causa maior influência.
O movimento de translação da lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração de 24h e 50 min., dividindo-se este tempo em 4 períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12min., que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar a baixa-mar.
Nos períodos de Luas grandes (cheias e novas), onde os astros Sol e Lua estão em oposição ou conjunção, ocorre uma somatória de forças desses astros, fazendo assim que ocorram as marés de sizígia, fazendo com que as águas corram em grande velocidade, muitas vezes chegando a sujá-las sobremaneira.
Existem também o inverso das sizígias, que são as marés mortas ou de quadratura, onde as águas são calmas e de pouca velocidade.
É importante escolher a maré para sua pescaria, pois cada tipo de peixe poderá ser mais ou menos ativo em cada maré e até mesmo no estofo ou reponto, além deste detalhe, tenha consciência de que outros fatores poderão contribuir para o sucesso ou não de sua pescaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário